Welding Group - INAUGURAÇÃO SENAI CIMATEC PARK Nós da Welding Group - Soluções para Solda e Corte temos o orgulho de ter participado como convidados VIP para inauguração do maravilhoso centro tecnológico SENAI CIMATEC Park, que é um dos principais centros de pesquisa e inovação do Brasil.

Como referencia em experiencia de soldagem e corte fazemos parte destas história!

"Um auditório lotado, com cerca de 500 pessoas, assistiu à inauguração do supercomputador OGBON, no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, na manhã desta segunda-feira (11). O OGBON é resultado de uma parceria entre a Petrobras, através do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), e o CIMATEC.

Com o OGBON, o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI CIMATEC, referência nacional no segmento, está equipado com cinco supermáquinas. “É um prazer inaugurar mais um supercomputador no CIMATEC. E este é ‘o’ supercomputador”, declarou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, durante a abertura do evento, em referência ao fato do OGBON ser atualmente o computador mais potente do Brasil.

Estiveram presentes ainda na mesa de abertura a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro; o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro; a superintendente adjunta da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Maria Inês Souza; o gerente de Relacionamento com a Comunidade de Ciência e Tecnologia do Cenpes, Eduardo Santos; o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; e o diretor de Big Data e Security da Atos Bull América Latina, Luis Casuscelli.

O OGBON tem foco em pesquisa aplicada nas áreas de Geofísica, Geologia, Engenharia de Reservatórios e outros setores estratégicos de óleo e gás. Seu poder de processamento permitirá acelerar a tomada de decisões, visando solucionar problemas complexos com significativa redução de tempo de trabalho e custos. “É um projeto da ordem de R$30 milhões. OGBON significa ‘sabedoria’ em iorubá e temos muita expectativa de que toda essa sabedoria e potência tecnológica vai trazer grandes resultados para o setor de óleo e gás na Bahia e no Brasil”, disse Eduardo Santos, da Cenpes.

Após os discursos de abertura, o gerente de Computação do SENAI CIMATEC, Adhvan Furtado, realizou uma apresentação sobre os aspectos técnicos do supercomputador, que tem capacidade de processamento de 1.605 PFlops, é composto por 78 nós de computação GPU (total de 312 placas aceleradoras GPU V100 NVLink) e 27 nós de processamento (204 TeraFlops com processadores Intel Cascade Lake)."

fonte: Senai Cimatec



#inovação #Senaicimatec #bahia #sucesso #VIP #convidados